Referência na literatura francofóna e autor de centenas de obras escritas sob diversos pseudônimos, Georges Simenon é um escritor nascido na Bélgica, conhecido por seus romances policiais.
Com apenas 15 anos de idade, Simenon começou a trabalhar como repórter, no jornal "Gazette de Liège", ainda na Bélgica. No jornal, criou contato com o mundo da escrita, expondo seus textos em diversos periódicos.
Durante o período entre guerras, se mudou para a França com a esposa. Nesse mesmo período, se dedicou aos seus romances policiais. Foi no território francês que encontrou muitas de suas inspirações, posteriormente apresentadas em suas obras.
E, na década de 30, foi que Maigret, seu personagem que desvendava os crimes, ganhou vida. Maigret foi o grande ícone dos romances policiais de Simenon, sendo um dos maiores personagens desse universo como um todo. "Pietro, o Letão" foi a primeira obra de Maigret como protagonista e também a primeira que Georges Simenon assinou com o próprio nome.
No período em que acontecia a Segunda Guerra Mundial, Simenon enfrentrou muitas dificuldades para publicar seus romances na França. Em 1945, se mudou para os EUA, podendo publicar seus livros com outra editora, assim ganhando mais reconhecimento desse lado do mundo.
Em 1972, de volta à Europa, o autor deixou o seu último romance: "Maigret et M. Charles". Georges Simenon faleceu na Suiça, na cidade de Lausanne, em 1989, aos 86 anos, deixando um grande legado.
Venha conhecer nossa mediateca e encontre mais de 30 títulos de Georges Simenon!
Comments